segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Recursos Tecnológicos x Prática Pedagógica

              Na era digital que estamos vivenciando, a utilização de recursos tecnológicos, esta cada vez mais de fácil acesso para as comunidades escolares, entretanto, apenas a utilização passiva dos mesmos não fará a diferença no processo de ensino/aprendizagem, mas sim, a adequação destes recursos com a realidade do educando, bem como buscando uma maneira diferenciada e adequada para cada prática educativa.
                Durante as aulas de “Educação e Multimeios” pudemos evidenciar claramente a importância da utilização adequada destes recursos, pois a partir do momento que tivemos que nos adequar com a nova tecnologia trabalhada, ficamos preocupados se o nosso conhecimento seria o suficiente para atender as necessidades desta disciplina, evidenciamos ainda que esta disciplina seja de importantíssimo enfoque em nosso curso, pois se estamos vivendo na era digital onde até nossos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio tem acesso a essas novas tecnologias, nós professores devemos estar cada vez mais integrados com esses recursos, dominando essas tecnologias que estão ao nosso alcance para estar em uma constante evolução de nossa prática.
                 A metodologia utilizada para nossas aulas, em minha opinião foi produtiva, pois tivemos acesso à sala informatizada, e ainda pudemos realizar nossas atividades em sala, melhorando assim a comunicação com o professor e a efetivação de nosso trabalho. Em relação ao domínio do conteúdo, não tem que contestar que isto ocorreu muito bem, sabendo é claro que há ninguém que possui o domínio total do mesmo, pois estamos em constante evolução de nossos conhecimentos, e devemos estar cientes que podemos aprender sempre com todas as pessoas de nosso convívio.
                Aprendizagem colaborativa foi algo muito importante em nossas aulas, pois a troca de conhecimento entre colegas e professor é sempre riquíssima, principalmente em uma área nova para todos nós, esta prática deveria ser seguida por todas as disciplinas, pois só nos traz uma constante evolução de nosso conhecimento, e isto irá refletir em nossa prática educatia.

2 comentários:

  1. O texto da colega foi pertinente quando relata o fato de que os recursos tecnológicos fazem parte da prática pedagógica, mas o professor precisa ter consciência que não é detentor de todo saber que está sempre em constante aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Erica, muito importante o que você coloca, que como educadoras devemos estar cada vez mais integrados com estes recursos e dominar as tecnologias que estão ao nosso alcance.E importante lembrar que não somos detentores de todo o conhecimento.

    ResponderExcluir