segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Tipos de Surdez



Para cada modalidade de perda auditiva, há também uma classificação dos surdos
quanto à dependência da linguagem, por exemplo: o surdo LIBRAS ou pré-lingual é aquele
que apresenta surdez profunda (70 a 100 dbs) e não aprendeu leitura labial, se
comunicando, apenas através da LIBRAS. Já surdo oralizado, não depende da LIBRAS
para se comunicar, geralmente é parcialmente surdo ou tem dificuldade de audição (20 a
40 dbs ou 40 a 70 dbs) e se comunica oralmente. O surdo bilíngüe, utiliza-se da LIBRAS e
da leitura labial para comunicar. Por conseguinte, o surdo pós-labial, pessoas que ouviram
durante um bom tempo e depois por algum motivo tiveram perda da audição, estes também
não dependem da LIBRAS para se comunicar.

Qual a importância da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS ?



Sabendo que a língua de sinais tem uma estrutura própria e diversificada do
português, o uso de comunicação total, bilingüismo e até mesmo o português sinalizado,
podem também ser alternativas para a alfabetização e construção do conhecimento. É
importante salientar que, a pretensão deste estudo é demonstrar a inclusão dos alunos com
deficiência específica de surdez no ensino regular, utilizando instrumentos que seja de
valia para que, além da comunicação, o professor alcance o raciocínio do aluno.
Utilizando-se de textos matemáticos, o professor pode trabalhar a contação de
histórias para despertar a atenção do aluno e, por conseguinte, permitir que o próprio aluno
invente a sua “história matemática” aplicando o seu conhecimento ao conteúdo trabalhado
em sala de aula.

A importância do trabalho com LIBRAS em sala de aula




Com o auxílio da LIBRAS e uma metodologia de trabalho, o professor, seria capaz
de entender a dificuldade do aluno e, surgiria assim a possibilidade de solução dos
problemas relacionados ao raciocínio de questões matemáticas. Outra situação, que pode
ser deparada por professores ouvintes é o caso de alunos surdos que estão em fases iniciais
e não sabem a LIBRAS. Os alunos surdos filhos de pais ouvintes, geralmente não tem
acesso a língua de sinais pois os pais insistem na aquisição da língua oral, e o professor
poderia utilizar neste caso para ensinar matemática, a língua oral ou a língua de sinais, é
claro com a autorização dos pais, uma vez que, a LIBRAS é a língua espaço – visual mais
adequada para a comunicação dos surdos.



LIBRAS COMO AUXÍLIO NA MATEMÁTICA





A metodologia de matemática utilizada no ensino dos surdos, não modifica muito
da que se usa com os alunos ouvintes, embora a linguagem seja diferente, os métodos
aplicados às séries iniciais são os mesmos, principalmente o uso de recursos ilustrativos
como figuras, e o letramento dos alunos para entendimento dos problemas. Via de regra,
para os alunos surdos o professor necessita trabalhar a leitura com mais persistência, uma
vez que para isso, não deve formar copistas e a dificuldade do aluno surdo é a
decodificação do código lingüístico. Assim, mais uma vez, a questão comunicativa está
presente na elocução dos fatos que compõem a função social dos surdos. Apesar deste
detalhe, ainda há possibilidade de se chegar até o raciocínio lógico-matemático dos surdos,
com pequenas adaptações como o uso de uma língua (a LIBRAS) que serve como ponte
entre conhecimento do professor ouvinte e o silêncio dos surdos, dentre as vantagens está à
mudança na concepção dos próprios surdos sobre a sua capacidade.