Com o auxílio da LIBRAS e uma metodologia de trabalho, o professor, seria capaz
de entender a dificuldade do aluno e, surgiria assim a possibilidade de solução dos
problemas relacionados ao raciocínio de questões matemáticas. Outra situação, que pode
ser deparada por professores ouvintes é o caso de alunos surdos que estão em fases iniciais
e não sabem a LIBRAS. Os alunos surdos filhos de pais ouvintes, geralmente não tem
acesso a língua de sinais pois os pais insistem na aquisição da língua oral, e o professor
poderia utilizar neste caso para ensinar matemática, a língua oral ou a língua de sinais, é
claro com a autorização dos pais, uma vez que, a LIBRAS é a língua espaço – visual mais
adequada para a comunicação dos surdos.
Na era da inclusão social é de fundamental importância que todos os professores saibam como lidar com alunos portadores de necessidades especiais. Envolver estes alunos nas atividades desenvolvidas com a turma é de grande contribuição para seu desenvolvimento.
ResponderExcluirOi meninas!
ResponderExcluirMuito boa a idéia do Blog. Precisamos saber como trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais também no ensino da matemática.
Beijos!